Progressivamente, as empresas brasileiras têm percebido que aumentar o envolvimento do colaborador e diminuir a rotatividade não são apenas uma questão de salários. Para que se tenha uma ideia, segundo pesquisa de 2017, a maior parte das organizações que faturam mais de 100 milhões por ano investe em benefícios corporativos.
E não é coincidência que o maior índice de benefícios não financeiros esteja presente justamente nas empresas que mais crescem. Ações para reter talentos e engajar equipes, aumentando sua performance, podem ser mais simples do que você imagina.
Neste artigo, você vai saber por que benefícios corporativos fazem diferença e vai compreender como um dos mais efetivos entre eles, o kit maternidade, é uma maneira econômica, delicada e eficiente de reforçar laços com colaboradoras e colaboradores.
Quais são os benefícios corporativos mais comuns
Diferentemente dos benefícios financeiros — como aumento de salários, promoções e bonificações — os incentivos corporativos de outra natureza podem ser percebidos como emocionalmente motivadores, reforçando e aprofundando laços de trabalho.
Assim, passa a existir uma relação emocional entre empresa e colaborador, e isso é mundialmente reconhecido como uma das ações mais efetivas no combate à rotatividade. É, também, um convite à dedicação dos colaboradores.
Quem se sente valorizado retribui naturalmente, enquanto relações baseadas exclusivamente em bons salários podem gerar um envolvimento frio e sem reciprocidade entre colaboradores e empresas.
Alguns dos benefícios corporativos não financeiros mais oferecidos no Brasil são:
- assistência médica e odontológica;
- flexibilidade de horários de trabalho;
- programas educacionais para colaboradoras e colaboradores gestantes;
- licença maternidade e paternidade estendidas;
- incentivo ao acompanhamento pré-natal;
- entrega de kits maternidade.
Por que o kit maternidade é uma ótima opção
No ranking das melhores empresas brasileiras para se trabalhar da Great Place To Work, todas as 150 primeiras oferecem algum tipo de auxílio relacionado a maternidade ou paternidade.
Considerando-se que esses dados são fornecidos pela organização líder global em consultorias para melhorias no ambiente de trabalho, eles são um indicador e tanto de que caminho seguir ao escolher seus benefícios.
O kit maternidade é um gesto de carinho e reconhecimento da empresa para com suas colaboradoras e colaboradores em um momento muito importante da vida de ambos. Ao recorrer a esse benefício, a organização se inclui naquilo que os futuros pais têm de mais precioso ao receber uma nova vida: a rede de apoio de amigos e familiares.
Ou seja, além de se fazer presente e demonstrar o apreço e valor que cada colaboradora e colaborador merece — melhorando a qualidade de vida de mamães e papais nos primeiros meses de vida do bebê — você fortalece o vínculo deles com a sua marca, reforça o marketing interno, contribui para o aumento dos índices de felicidade e satisfação no ambiente de trabalho e consequentemente da produtividade, retenção e promoção de talentos, etc.
O crescimento de um negócio só é possível compondo times de alta performance que valorizam a empresa em que trabalham. E uma das melhores e mais eficazes medidas para promover esse tipo de relação são benefícios não financeiros, dentre os quais o kit maternidade se destaca.
Se quiser conhecer um pouco mais sobre ele, recomendamos a leitura do nosso artigo sobre o tema. Lá, você fica sabendo da importância, vantagens e outros detalhes sobre esse incentivo.