Pensar a lista maternidade com antecedência é muito importante. Afinal, o nascimento do bebê é um momento cheio de significado e delicadeza. Ele é também, com certeza, um divisor de águas na vida de um casal, além de uma data marcante para a família e toda a rede de apoio que se reúne em torno de uma nova vida.
E nem sempre a chegada desse momento é previsível. Há casos de nascimento prematuro, assim como aqueles em que a criança vem à luz depois da 37ª semana, o que não deixa de gerar uma certa ansiedade em todos os envolvidos.
É interessante se precaver e montar com antecedência uma lista de itens que vão ser levados para o hospital. Este artigo tem como objetivo facilitar a vida do casal, sugerindo o que deve ser lembrado para compor a lista maternidade. Confira!
Por que organizar a lista maternidade com antecedência
E não é só para prever um possível nascimento prematuro que a lista deve ser adiantada. Quanto mais cedo você pensar e adquirir os itens, menores as chances de esquecer-se de algo, numa lógica parecida com o que acontece com as malas de viagem.
O papai deve estar presente em todos os momentos, mas nesse, especialmente, poderá ajudar bastante. Nas últimas semanas antes do nascimento, a mamãe lidará com grandes mudanças em seu corpo e rotina.
Mamães de primeira viagem temem as dores e ficam ansiosas quanto ao processo, e as que já têm filhos têm medo de não conseguir dividir o tempo e o carinho entre o recém-nascido e as outras crianças.
Ou seja, o ideal é que o casal faça sua lista maternidade antecipadamente, adquirindo os itens essenciais — alguns deles são recebidos de presente no chá de bebê — e os deixe organizados. Assim, no momento do nascimento, mesmo que ocorram surpresas, o básico já estará preparado.
Lista maternidade: o que levar
Abaixo, você confere a nossa listinha com os itens básicos para o grande dia. Mas, antes, uma dica: prefira as roupinhas que não têm velcros, fechos ou zíperes de metal.
Lembre-se de retirar também as etiquetas já que, nos primeiros dias, o conforto do bebê é fundamental. Lave as roupinhas com sabão de coco e evite amaciantes e outros produtos com odores artificiais.
Para o bebê
- até 06 peças de cada roupa: macacões, camisetas pagão ou body (para serem abotoadas por sobre a fralda) e calças de malha com pezinho;
- 06 pares de meias de algodão;
- 06 pares de sapatinhos de lã ou linho;
- 06 casaquinhos;
- 02 pacotes de fralda;
- fraldas de pano;
- 01 touquinha de lã;
- 02 mantas;
- 02 viras de mantas.
Para a mamãe
- camisolas ou pijamas que facilitem a amamentação;
- penhoar;
- sutiã para amamentação;
- absorvente para os seios;
- calcinhas reforçadas ou cinta de pós-parto;
- chinelos;
- produtos de higiene pessoal (xampu, condicionador e escova de dentes);
- elástico de cabelo para usar durante o parto;
- roupa confortável para sair do hospital.
Outros itens indispensáveis
- exames laboratoriais e de imagem do bebê (exames pré-natais e ultrassom, por exemplo);
- cartão pré-natal;
- caneta, papel, celular e câmeras fotográficas.
Como dissemos, surpresas podem acontecer e o melhor é que a maior surpresa seja a mais aguardada: a chegada do bebê.
Esperamos que a nossa lista maternidade ajude a diminuir a ansiedade que cerca esse momento, e que casal, família, amigos e toda a rede de apoio possam desfrutá-lo de uma maneira inesquecível!
Conseguiu se lembrar de algum item que não listamos neste texto? Quer relatar uma experiência ou dividir dicas para o grande dia? Deixe seu comentário abaixo, contando pra gente!